9 de julho de 2010

Assim se reconhecem os bons actores

Ben Kingsley como Itzhak Stern, em Schindler's List (1993)

Itzhak Stern: By law I have to tell you, sir, I'm a Jew.
Oskar Schindler: Well, I'm a German, so there we are.

A primeira vez que me lembro de ver Ben Kingsley no cinema foi com A Lista de Schindler. Provavelmente já tinha visto outros filmes com ele, nomeadamente Gandhi, mas era demasiado jovem para reconhecer um grande actor (era aquela fase parva em que um bom actor equivale a um tipo giro, todas as meninas passam por ela). De maneira que só com o drama da Segunda Guerra Mundial me rendi ao talento de Ben Kingsley. Itzhak Stern foi, aliás, uma das personagens que mais me marcou nesse filme, a par de Amon Goeth (interpretado por Ralph Fiennes). Desde aí, sinto uma simpatia especial pela pessoa de Ben Kingsley. Acho que tem um ar simpático e inteligente e não consigo desligar a pessoa da personagem. Não consigo, pronto. Para mim, será sempre boa pessoa, mesmo que na realidade seja o maior filho da mãe ao cimo da terra.

Por tudo isto, faz-me impressão vê-lo em papéis de mau da fita. Incomoda-me. Não sinto que seja realista. Por muito boa que seja a sua interpretação do papel de mau, eu recuso-me a acreditar que ele seja mesmo mau. A culpa é toda dele. Quem o mandou desempenhar tão bem o papel de Itzhak Stern?

0 comentários: