22 de setembro de 2010

Outono

(Foto de Pedro Casquilho, Olhares.com)

Parece que começa hoje o Outono. Ou amanhã, talvez. Na verdade, até há pouco tempo, começava a 21 de Setembro, mas agora há estas modernices de querer ser exacto, de maneira que todos os anos é num dia diferente. E até numa hora diferente, parece. Seja como for, ou já começou ontem, ou começa hoje, ou começará amanhã. O Outono. Para mim, começou no dia 1, mas eu sou assim, esquisita, e acho que só é Verão enquanto está calor, a partir do momento em que começa a chuva e as temperaturas descem, acabou-se.

Não gosto do frio e da chuva, das manhãs de nevoeiro (ainda se voltasse D. Sebastião, mas desconfio que já deve ter morrido há uns tempos), do Sol que não aquece, das flores murchas e das árvores despidas. Não gosto de arrumar a roupa de Verão e ter de voltar a vestir casacos e a calçar botas. Não gosto dos dias mais curtos, das noites mais longas, é de noite quando acordo e é de noite quando volto para casa e há dias em que parece que a noite não acaba…

Gosto das cores do Outono nas árvores. O verde das folhas a dar lugar ao castanho, ao vermelho e ao laranja. Gosto de pisar as folhas secas caídas no chão e de saltitar enquanto o faço. Gosto de ouvir o barulho debaixo dos meus pés e de me sentir criança novamente. Gosto até do cheiro a terra molhada das primeiras chuvas. Mas não gosto do frio e da chuva - já disse? Paciência, repito-me. Não gosto sobretudo porque pressagiam o Inverno. E desse é que eu não gosto mesmo nada.

6 comentários:

Unknown disse...

Eu gosto muito do Outono, das cores, dos cheiros, das primeiras chuvas...

Tulipa Negra disse...

Tulipa, eu também gosto disso tudo. Só não gosto mesmo é do frio... E como prefiro o calor, dou-me melhor com a Primavera ou o Verão. :)
Beijinhos

Turista disse...

Querida Tulipa Negra, como sabes eu também não gosto nada do que se aproxima, mas lá terá que ser, não é? Vale pelas cores, como dizes :)
Beijinhos

Tulipa Negra disse...

Manuela, afinal há alguém que me compreende! :D
Beijinhos

Kawamura disse...

Pois eu absolutamente adoro o outono, mas não tanto quanto o Inverno. AMO o Inverno, o frio, a neve, o gelo, os casacões, o chocolate quente numa tarde gelada de sol, huummm... Devo ser o psoriático mais estranho à face da terra, mas a verdade é que adoro mesmo o Inverno. Mesmo tendo nascido em Abril e precisar de quantidades abundantes e regulares de UV...

Tulipa Negra disse...

Kawamura, ainda bem que há quem goste! A mim, tiram-me o sol e o calor e é a desgraça completa. Aproximam-se tempos difíceis... :D
Beijinhos