27 de maio de 2010

Na minha vida mando eu!

A sociedade espera que sigamos um determinado caminho, ter um emprego, casar, ter filhos. E quando demoramos a cumprir todas as etapas, temos de aturar as críticas em tom de perguntinha de quem se interessa muito pelo nosso bem-estar.
Primeiro, é porque não temos namorado - coisa que não passa pela cabeça de ninguém! Uma rapariga nova, tão jeitosa, e sozinha? Deve ter cá um feitiozinho... (Por acaso, a parte do feitio é verdade.) Claro que se tivermos namorado e, pasme-se!, tivermos o desplante de o trocar por outro somos, obviamente, umas ***.
Depois, durante a fase de namoro, é a pergunta da praxe: então, quando é que casam? Vão casar, não vão? Não andam só aí a passar o tempo, com certeza... Ah, ele é que é um malandro, anda a enganá-la, àquele ninguém o prende! (Nem se supõe que seja ela que não quer, imagine-se uma coisa dessas!) OK, até casamos. Ficam felizes? Por pouco tempo...
Ao fim de mais ou menos um ano de casamento, começam as outras perguntas: então e filhos, não têm? Quando estão a pensar tê-los? Não me digam que não querem! (Que disparate! Haverá alguém que possa não querer?!) E quanto mais tempo passa, mais frequentes começam a ser estas perguntas. Família, amigos, conhecidos, gente que acaba de nos ser apresentada e não faz a mínima ideia de quem somos, de onde vimos ou para onde vamos desata a questionar toda a nossa filosofia de vida e a dar palpites, como se fossem os nossos melhores amigos: aproveitem agora para viajar, porque depois os filhos são uma prisão. (Então não era para ter filhos? Afinal, decidam-se!) A certa altura, começamos a cortar relações com pessoas que até nos são queridas, sem qualquer motivo que não seja o de já não conseguir ouvir a mesma pergunta repetida ad infinitum.
Portanto, já sabem: se não têm notícias minhas há um tempo, é porque me fartei de ter de fazer cara alegre enquanto respondo às vossas perguntas idiotas.

4 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Uma afirmação e uma pergunta...

Afirmação - evacua nesses palhaços todos e segue o teu caminho. Se esse caminho envolver filhos, é uma alegria. Se não envolver (impossibilidade ou opção) outra alegrias haverá.

Pergunta - o teu nick tem algo a ver com outra flor negra que eu conheço?

Tulipa Negra disse...

Pois, é o que tento fazer para não mandar ninguém para outro lado.

Quanto ao nick: não tem nada a ver com nada, é mesmo só por gostar da tulipa negra (a flor), portanto acho que não. (Era isso ou Mephisto, mas achei melhor não assustar ninguém logo à partida...)

Conheces muitas flores negras, é? :)

Rafeiro Perfumado disse...

Desculpa a curiosidade, mas sim, conheço outra flor negra com uma história parecida. E até o estilo de escrever é semelhante. Mas infelizmente pressões como essa é o que não falta por aí...

Beijocas!

PS: quanto ao eu identificar-me com o texto, um dia mostro-te o que escrevi sobre o assunto

Tulipa Negra disse...

Tudo bem, não tens de pedir desculpa. Mas agora fiquei curiosa...

Beijinhos