9 de abril de 2010

Discworld

Descobri esta série de livros há uns anos. Não conhecia Terry Pratchett, o autor, nem o universo, nem a mitologia subjacente. Mas assim que comecei a ler o primeiro livro (The Colour of Magic) nunca mais consegui parar. A primeira dificuldade foi encontrar todos os livros em Portugal – no original, porque nem sequer existiam traduções. E já havia pelo menos uns 15 editados. Entre o Amazon.co.uk e a Fnac, lá consegui comprar o que havia. E li tudo de seguida. Depois, foi a espera pelos novos livros da série. Felizmente, consegui lê-los todos, faltando-me apenas o mais recente (The Unseen Academicals), porque ainda não saiu em livro de bolso. E pelo caminho converti alguns amigos a esta série. :-)


Para quem não conhece, um resumo muito simplificado: tudo se passa num universo paralelo ao nosso – e reflexo do nosso. Só que o mundo não é redondo, é plano; não gira à volta do Sol, mas vagueia pelo espaço assente nas costas de quatro elefantes que, por sua vez, estão sobre a carapaça de uma tartaruga gigante - a Great A'Tuin. A cidade principal é Ankh-Morpork e aí encontramos todas as raças e espécies fantásticas que possamos imaginar: humanos, anões, trolls, dragões, bruxas, feiticeiros, golems… entre muitos outros, criados consoante as necessidades narrativas. (É verdade que se nota a influência de Tolkien, mas que livro passado num universo fantástico não revela essa influência?) As histórias prendem-nos pelo humor e pela sátira a todos os usos e costumes da sociedade moderna. A religião, a política, a polícia, o ensino, a ciência, a economia, a organização social – tudo, mas mesmo tudo, é um reflexo distorcido da realidade do mundo ocidental que conhecemos.

Great A'Tuin

As personagens são qualquer coisa de extraordinário. Embora algumas apareçam apenas em determinado livro, outras há que são recorrentes, dando mesmo origem a mini-séries dentro do Discworld. É o caso das bruxas, por exemplo, ou da polícia. Mas para mim, a melhor personagem, é a Morte. Até agora, aparece em todos os livros, sem excepção. Fisicamente, tem o aspecto habitual: um esqueleto com uma capa negra e uma foice. Fala sempre em letras maiúsculas. Tem um cavalo branco chamado “Binky”. Tem uma filha adoptiva (Ysabell) e uma neta (Susan). A certa altura, tem de fazer o trabalho do Hogfather (correspondente ao Pai Natal). E tem, principalmente, o melhor sentido de humor de todas as personagens.

Death

Por todas estas razões, e outras que não cabem agora aqui, recomendo vivamente que leiam pelo menos um livro desta série. Agora até já há alguns traduzidos em português.

0 comentários: