28 de abril de 2010

Biciclistas*

Parece que está na moda andar de bicicleta. A chegada da Primavera e do bom tempo ajudam, sem dúvida. Mas no país onde vivo, que não é Portugal para muita pena minha (ou talvez não – depende dos dias!), até no pino do Inverno, com chuva, neve ou temperaturas negativas, aí andam eles alegremente, pedalando as suas biclas, estrada acima, estrada abaixo. Não tenho nada contra, muito pelo contrário. Até gosto muito de andar de bicicleta. Tenho pena de não ter aprendido na idade em que devia e portanto não me sinto muito à-vontade em cima do selim, o que não me impede de desfrutar de bons momentos a pedalar. Mas sem exageros. Uma coisa é pedalar uns minutos ou umas horas ao fim do dia, ao fim-de-semana, enfim, nos tempos livres. As ciclovias, que por aqui são muitas, convidam ao passeio. Outra coisa muito diferente é ir de bicicleta para todo o lado. Mesmo todo o lado. É vê-los de manhã a ir para o trabalho, ao fim do dia a regressar a casa...


A minha dúvida é só esta: depois de pedalarem durante vários quilómetros de casa para o trabalho, por montes e vales, subidas íngremes e curvas apertadas, a respirar os fumos dos escapes dos automóveis e a transpirar por todos os poros… quando chegam, tomam um duchezito e mudam de roupa ou sujeitam os colegas às consequências das vossas escolhas?


* Se andam de bicicleta, devem ser biciclistas; se andassem de cicleta então sim, seriam ciclistas. Esta língua de Camões está a precisar de ser actualizada – e não falo de acordos ortográficos e companhia!

0 comentários: